Inspirado no conto “A Menina e o Pássaro Encantado” de Rubem Alves, o espetáculo “O Pássaro e a Saudade” aborda a importância das relações, do afeto e de lidar com emoções complexas ao longo da vida. Caracterizada pela valorização da cultura valeparaibana e suas raízes, a Cia. do Capim cria um texto sensível que se utiliza de linguagens como poesia e música para adornar essa sensível história de forma lúdica e acessível para públicos diversos. A apresentação acontece gratuitamente neste domingo, dia 26, no Sítio do Pica Pau Amarelo, em Taubaté.
Narrado como uma brincadeira de contar história no quintal, “O Pássaro e a Saudade” tem como personagens principais uma menina e um pássaro viajante, que criam uma amizade profunda. Ao longo da trama, a menina descobre que a saudade faz parte das relações e aprende que o amor e as memórias que compartilhamos com aqueles que amamos são o que tornam esses momentos verdadeiramente eternos. A peça explora de forma delicada temas como apego, perda e a importância de lidar com as emoções de maneira saudável, oferecendo uma reflexão sensível sobre o poder da saudade e o crescimento emocional que ela traz.
A peça é levada ao público com muita musicalidade, canções originais e canções da cultura popular cantadas ao vivo, acompanhadas por instrumentos como viola e sanfona. O cenário simples composto por um varal estendido entre árvores, tecidos e adereços permite que o espetáculo seja levado por ruas, praças e parques, locais ideais para a Cia. do Capim se encontrar com as pessoas. “Fazemos um teatro orgulhosamente Caipira”, contam os membros da Cia. “Buscamos trazer nossa identidade da roça, do Vale do Paraíba, para um palco propositalmente aberto. Queremos levar nossas mensagens a pessoas comuns, que geralmente não se sentem pertencentes a espaços como teatros, por diversos motivos. Esperamos que essas histórias cheguem a todos os tipos de pessoas, das mais diversas idades e experiências de vida.”
A proximidade ao público traz ainda uma conexão que torna a experiência ainda mais lúdica, divertida, poética e simples, acessível a todos. Da mesma forma, ao tratar em cena sobre inteligência emocional e a importância do sentimento “Saudade” para as nossas relações humanas, a temática do espetáculo é extremamente importante para todos os públicos. A consciência emocional se torna cada vez mais uma pauta fundamental a ser conversada desde a infância. Assim, as relações dentro de casa, de amizade, profundas ou simbólicas, se enriquecem quando sentimentos complexos podem ser tratados de forma a partir das metáforas, das histórias e da linguagem do teatro.
Projeto realizado através da Lei Paulo Gustavo no município de Taubaté.
SERVIÇO | Espetáculo “O Pássaro e a Saudade”
Apresentação:
26 de janeiro, domingo, às 14h
Parque Jardim das Nações
Taubaté / SP
Entrada gratuita
Livre para todos os públicos
Redes sociais:
Instagram: https://intagram.com/cia.docapim
FICHA TÉCNICA
Direção – Guilherme Moreira e Maike Marques
Dramaturgia – Guilherme Moreira
Cenografia – Tati Alvarenga
Figurinos – Cia. do Capim
Maquiagem – Amanda Cardoso
Sonoplastia – Maike Marques
Revoada Assessoria – Assessoria de Imprensa
SOBRE A CIA DO CAPIM
A Cia. do Capim é uma companhia teatral taubateana fundada em 2020 que pesquisa a regionalidade caipira, a musicalidade em cena e a democratização da arte em espaços públicos. Formada por quatro multiartistas, incluindo músicos, atores e artistas plásticos, a companhia preza por montagens autorais e de classificação livre promovendo a valorização da cultura local e o acesso à arte.