Carregando Eventos

« Todos Eventos

Exposição de Bel Mattos estreia dia 31/5 e reforça o protagonismo de artistas femininas no Vale do Paraíba

maio 31 @ 4:00 am - junho 29 @ 7:00 pm

Free

Exposição de Bel Mattos estreia dia 31/5 e reforça o protagonismo de artistas femininas no Vale do Paraíba
Projeto rompe barreiras com o eixo central da cidade e propõe diálogo sobre a relação humana com os recursos naturais

Prestes a receber Junho — mês dedicado ao Meio Ambiente e às tradições culturais — São José dos Campos recebe, no dia 31/5, a exposição “Tramas da Terra”, assinada pela artista brasiliense radicada na cidade, Bel Mattos. A mostra será exibida no espaço multiuso Ateliê De Etser Santa Clara, zona norte da cidade, com abertura entre 16h e 19h. A visitação seguirá de quarta a domingo, das 10h às 16h, com uma programação que inclui visitas guiadas e oficinas gratuitas, com logística facilitada, especialmente voltadas às comunidades rurais e periféricas.

O momento é delas, a obra é para todos
Recentemente a cidade ganhou novos espaços para as artes visuais , ocupados predominantemente por artistas e temáticas do feminino, em especial no primeiro semestre. Bel Mattos, que vive na cidade desde 2020, concentrou as ações de seu projeto na zona rural e nas periferias, somando à narrativa de artistas na agenda da região, mas, sob o convite de um olhar para além do eixo central.
“A escolha do local e materiais como terra, fibras, troncos e cerâmica não é apenas estética, mas também um chamado à reflexão sobre a emergência climática. Neste espaço rural, onde a natureza ainda pulsa, a arte tece um diálogo urgente entre os saberes ancestrais e os alertas do nosso tempo: vamos escutar a terra antes que seus fios se rompam”, convida a artista.

As tramas de Bel
Com uma assinatura marcante no trabalho com têxteis, Bel reúne amplo repertório como educadora, pesquisadora e terapeuta. Nesta proposta artística, integra suas vivências sob a perspectiva do feminino para destacar a diversidade, promover um diálogo sobre a conexão entre o ser humano e a terra, a partir de materiais naturais trabalhados com técnicas que dialogam com saberes tradicionais e ganham uma abordagem inovadora.
A exposição reunirá obras em diversos formatos e dimensões, incluindo fotografia, cerâmica, instalações e performance. Todas as peças vêm sendo criadas a partir de vasta pesquisa com pigmentos naturais, bem como, materiais como fibras, terra e minerais, desenvolvidos especialmente para esta edição.
“Todas as obras são inéditas, mas trazem em si mesmas o acúmulo de vivências da artista, daí a importância das tramas. É um entramado de saberes, sem apegos, uma síntese e um sincretismo de ciências e estéticas diversas. Os visitantes terão a oportunidade de se relacionar com obras, já propondo uma conexão com uma cosmologia e sua tentativa de explicar o mundo muito própria”, diz Célia Barros, curadora do projeto.

O espaço
Localizado a 17 km do centro de São José, o Ateliê De Etser – Santa Clara, que já possui uma estrutura sustentável, construída com técnicas de bioconstrução que combinam vigas e paineis de madeira de reflorestamento, além de um piso de cimento queimado, recebe interações com sua vista privilegiada, com o banhado de um lado e a Serra da Mantiqueira do outro, reforçando a conexão entre a exposição e a paisagem natural do território.
Criado há cerca de 25 anos por artistas renomados como George Gutlich, Fábio Sapede, além de Cláudia Paranhos e Carmen Sapede, o espaço possui um vão livre de aproximadamente 50 m², ideal para obras bidimensionais no piso superior.
“Nossa proposta é descentralizar os espaços de cultura e abrir caminhos sensíveis, onde arte, território e natureza se entrelaçam em experiências de descoberta e pertencimento”, antecipa Fabian Alonso, produtor do projeto.
Os visitantes da exposição também terão a oportunidade de conhecer o complexo com três ateliês, uma Capela e outras novidades do espaço.

Para o público
Incentivado pelo Edital nº 002/P/2024 – Criação e Exposição em Artes Visuais, com financiamento da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, o projeto conta com a coordenação de ações educativas assinadas pela mestre em educação Cláudia Paranhos e prevê três oficinas gratuitas ministradas pela própria artista no mês de junho, incluindo sua pesquisa sobre pigmentos naturais, além de uma oficina de cerâmica com Luciana Renna.

As ações também devem contemplar alunos da redel pública da região norte e público de outras entidades com foco em acessibilidade, em datas que serão divulgadas no perfil da artista nas redes sociais do projeto: www.instagram.com/expo.tramasdaterra e www.instagram.com/belmattos.

Serviço
Exposição Tramas da Terra – por Bel Mattos
De 31 de maio a 28 de junho de 2025
Vernissage: 31 de maio, das 16h às 19h
Visitação: de 01/06 a 29/06, das 10h às 16h. Com agendamento especial para grupos.
Finissage e Roda de Conversa: 28 de junho, das 16h às 20h
Local: Atelier De Atser – Santa Clara
Endereço: Estrada Pedro Moacir de Almeida (Estrada do Luso) – km 9,5 – Alto da Ponte, São José dos Campos – SP
Mais informações e agendamentos: www.instagram.com/expo.tramasdaterra e www.instagram.com/belmattos

________________________________________________________________________________________________
Bel Mattos – Licenciada em Artes Visuais com pós-graduação em Dança e Expressão Corporal. Psicanalista em formação continuada e doula, especializanda em Psicologia Corporal e Bioenergética. Produtora cultural e integrante do núcleo Assalto Cultural desde 2013, desenvolve cenografias, figurinos, expografias, espaços do brincar, mobiliários afetivos, ativação do espaço público, instalações artísticas e ações sociais. Em sua prática artística, utiliza o corpo como suporte e linguagem, entrelaçando técnicas têxteis, estética relacional, objetos sensíveis e poéticas do feminino, com ênfase em pesquisas com pigmentos vegetais e minerais, elementos naturais e cerâmica.

Detalhes

Início:
maio 31 @ 4:00 am
Final:
junho 29 @ 7:00 pm
Preço:
Free
Website:
www.instagram.com/expotramasdaterra

Organizador

AtelierDeAtser

Local

AtelierDeAtser
Estrada Pedro Moacir de Almeida (Estrada do Luso) – km 9,5 – Alto da Ponte, São José dos Campos – SP
São José dos Campos, São Paulo Brazil
+ Google Map