- Este evento já passou.
CAEB traz concerto raro de Natal à programação gratuita no Vale

CAEB traz concerto raro de Natal à programação gratuita no Vale
Encerrando um ciclo de atividades socioambientais, exposições, oficinas e aulas abertas à comunidade, entidade reúne raros profissionais em concerto musical natalino com repertório italiano e alemão
Nesta sexta-feira, dia 12 de dezembro, às 19h, a Capela do Parque Vicentina Aranha será o cenário para um concerto natalino gratuito, com repertório barroco Italiano e Alemão, promovido pelo CAEB (Centro Ambiental e Artístico-Cultural Edoardo Bonetti), em parceria com o Parque Vicentina Aranha, AFAC (Associação para Fomento da Arte da Cultura), e Prefeitura Municipal, além do apoio do Armazén da Pizza, Hotel Faro, Floripes e Margarido e Solage & Martinus Bakhuizen.
Sob a direção de Raquel Aranha, pós doutora em música, a frente Artístico-Cultural da entidade, nutre – desde 2017 – o Núcleo de Música Antiga, que corresponde ao único do Vale e está entre os poucos do Estado de São Paulo, tendo sido o único representando da região no Festival de Inverno de Campos de Jordão.
O grupo reúne artistas especialistas na interpretação da música antiga, e na pesquisa musicológica, professores atuantes na formação de músicos e amadores da música, com larga experiência docente nas principais instituições de ensino e festivais de música do País.
Nesta ocasião, contará com a própria Dra Raquel Aranha, conduzindo o violino barroco, Juliano Buosi (violino barroco e direção musical), Guilherme de Camargo (Cordas Dedilhadas), Jonas Goes (Viola Barroca), João Guilherme de Figueiredo (Violoncelo barroco), Letízia Roa (violino barroco), além de dois solistas convidados, Cássio Pereira – Contratenor, e Natália Chahin, instrumentista de Oboé. A cravista Isabel Kanji conduzirá o instrumento ícone da entidade, réplica de um Cravo Italiano do século 17, com pintura da região assinada por George Gutlich.
“Para mim, a música é a musa das artes, por isso, ocupa um lugar tão especial em nossa programação. Encerrar um ano de tanto crescimento neste formato é muito especial”, diz Dra Ema Ely Salomão Bonetti, fundadora e presidente do CAEB, médica com mais de 50 anos dedicados à medicina, pós graduada em Musicoterapia e estudiosa do barroco.
“Este ano tivemos o privilégio de promover dois concertos na região, recebemos no primeiro semestre mais uma Residência Artística na área musical, seguida por concerto raro, uma Rapsódia Brasileira, assinada por Evan Megaro, ampliamos o programa de aprimoramento profissional, Jovens Músicos, Novos Talentos, com quatro alunos de Música de Câmara, amparados pela pianista russa Olga Lazareva, e dois corais infanto-juvenis, com cerca de 30 participantes sob a regência do maestro Rodrigo Lopes”, celebra Raquel Aranha.
8 e 80
Figurando como um verdadeiro tesouro no Vale, em oito anos de atuação, a organização social sem fins lucrativos, bem como um ponto de cultura na região, teceu longa jornada na área de educação Socioambiental, coordenada pelo engenheiro florestal Rogério Mazzeo, que recebe pesquisadores, escolas, entidades, empresas e comunidade, para trilhas e terapias silvestres, visita à horta e Meliponário, além de mais recentemente firmar parceria com a Secretaria de Educação municipal para ampliar a recepção mensal de alunos da rede pública em seus 40 mil metros de natureza e infraestrutura.
Acima de seus 80 anos, Dra Ema segue na operação do Centro, que também inovou ao receber mais de 300 profissionais da linha de frente no programa Cuidar para Transformar. Criado por Claudia Paranhos, a iniciativa recebe professores, assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais na linha de frente do cuidado para um contato com a natureza, as artes manuais e, especialmente, diálogos. A última visita contou com Conselheiros Tutelares.
Arco – Arte Compartilhada
Representando o maior projeto de artes visuais da região, o CAEB também lançou este ano o projeto Arco – Arte Compartilhada, que já trouxe uma exposição do renomado artista carioca Renan Cepeda, duas oficinais gratuitas e promoveu três residências artísticas, em que as obras instaladas poderão ser apreciadas em visitação aberta ao público ainda este ano.
Contemplado por incentivos da Política Nacional Aldir Blanc, de Fomento à Cultura (PNAB), do Programa de Ação Cultural – Proac, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, do Ministério da Cultura e Governo Federal, o projeto gera cerca de 60 postos de trabalho, distribui mais de R$ 100 mil em cachês para artistas e educadores e se estenderá para 2026, prevendo outras 12 oficinas e outras seis Residências Artísticas seguidas de exposições.
As informações seguirão disponibilizadas na principal rede social da entidade: www.instagram.com/caebsjc.
Serviço
Concerto Núcleo de Música Antiga CAEB & Solistas
Com Juliano Buosi (Violino barroco), Raquel Aranha (Violino barroco), Letizia Roa (Violino barroco), Jonas Goes (Viola barroca), João Guilherme Figueiredo (Violoncelo barroco), Isabel Kanji (Cravo) e Solistas convidados: Cássio Pereira, Contratenor, e Natália Chahin, Oboé.
Data: 12/12, às 19h
Local: Capela do Parque Vicentina Aranha
R. Eng. Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana