São José recebe concerto especial gratuito nesta sexta-feira (25)
Em celebração aos 300 anos da obra de Vivaldi e 101 anos do Parque Vicentina Aranha, Núcleo de Música Antiga do CAEB traz convidados especiais à Capela do parque e estimula apoio ao GACC
Nesta sexta-feira, 25 de abril, às 19h, a Capela do Parque Vicentina Aranha recebe um concerto de música barroca gratuito, que integra a programação de aniversário de 101 anos do parque. O repertório escolhido pelo Núcleo de Música Antiga do CAEB (Centro Ambiental e Artístico-Cultural Edoardo Bonetti), As Quatro Estações, do compositor Antônio Vivaldi (1678-1741), também está em celebração, completando 300 anos este ano. Com entrada franca, os visitantes poderão efetivar doações livres em prol do Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GACC Vale do Paraíba), por meio da chave pix do CAEB: 33309405000165, bastando identificar no comprovante a sigla “GACC”.
Raridade
Com nove integrantes com exímio currículo na interpretação da música histórica, o Núcleo de Música Antiga do CAEB é coordenado pela Dra Raquel Aranha, pós doutora em música, e atua desde 2017 promovendo concertos memoráveis na cidade com solistas como Marília Vargas (soprano), Gustavo Gargiulo (cornetto), Natália Chahin (oboé barroco) e Juliano Buosi (violino barroco). Para esta ocasião, o grupo elegeu a obra magistral do compositor veneziano, que faz parte dos 12 concertos para violino solista e orquestra publicados em 1725 sob o título “Il Cimento dell’armonia e dell’inventione” (“A disputa entre a arte da composição e a arte de improvisar”), e corresponde aos quatro primeiros concertos da coleção, dedicados às estações do ano: Primavera, Verão, Outono e Inverno.
“Trata-se de uma belíssima composição em que Vivaldi apresenta uma paisagem sonora de cada uma das estações, construindo um diálogo genial entre o virtuosismo do violino solista e os instrumentos da orquestra”, narra Dra Raquel Aranha, que convidou para abrilhantar o evento dois grandes “Papas” da Música Antiga: Luís Otávio Santos (solista) e Alessandro Santoro (cravista), ambos músicos brasileiros respeitados internacionalmente.
“Luís Otávio Santos, a maior referência em violino barroco no Brasil, é um dos poucos violinistas a enfrentar o virtuosismo que a obra impõe. O músico possui uma trajetória sólida internacionalmente, tanto como solista quanto como membro das principais orquestras barrocas europeias”, descreve Raquel. No Brasil, para além de atuar como solista, também é constantemente convidado a dirigir concertos junto à Osesp, à Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo, e Camerata de Música Antiga (Curitiba).
“Alessandro Santoro, é o maior nome do cravo no País, também possui longa trajetória internacional, tanto como cravista quanto como pianista, e é igualmente requisitado para integrar importantes concertos de música barroca no Brasil e exterior”, completa.
Serviço
Concerto de Música Barroca com Núcleo de Música Antiga do CAEB e convidados
Data | Horário: 25 de abril, às 19h
Local: Capela Parque Vicentina Aranha
Repertório: As Quatro Estações, de Vivaldi
Entrada Franca