O Festival Amoreiras é um conjunto de ações de democratização e acessibilidade. Este festival não tem caráter competitivo e seu principal objetivo é reunir artistas, obras e manifestações culturais e obras pensadas, produzidas ou coordenadas por pessoas da comunidade LGBTQIA+ com especial atenção aos bens culturais que abordem temáticas voltadas às diferentes e identidades que compõem esta comunidade.
O Festival Amoreiras atua aqui como uma plataforma de geração de contratações profissionais, canal de conexões profissionais e artísticas, valorização da produção cultural de pessoas LGBTQIA+ e oportunidade de formalização e aprimoramento de empreendedores e profissionais do teatro e de outras manifestações culturais.
O Amoreiras acontecerá em diversos espaços da cidade de Lorena, ao longo de 5 dias seguidos, do dia 19 ao dia 23 de fevereiro, com uma programação formada por 60% das atrações oriundas do Vale do Paraíba e Cone Leste Paulista e 40% oriundas de outras partes do estado de São Paulo. O festival Amoreiras é um evento que dá oportunidades e ressignifica para a sociedade o que é poder existir lado a lado, igualitariamente. A invisibilidade é um dos maiores desafios para a comunidade LGBT+ em seu ser/estar no mundo. É importante entendermos que as lógicas que buscam padronizar e homogeneizar corpos, experiências e desejos conflitam com as lógicas de povos, comunidades e grupos sociais que se organizam e se fortalecem a partir de práticas de diversidade.