O Festival conta com uma programação diversa, abrangendo exibições de curtas, médias e longas-metragens, e inclui mesas de conversa com cineastas, premiações de filmes em 6 categorias, além de shows musicais, criando um ambiente democrático, inclusivo e acessível, com produções que contam com recursos de legendagem ou libras, atendendo às necessidades das pessoas com deficiência.
A realização do evento será no Espaço Cultural da Cerâmica e o festival visa promover e premiar filmes de ficção e não-ficção de cineastas de todo o Brasil, com destaque para produções locais e regionais.
O evento se distingue pela valorização do cinema regional, com uma categoria especial para produções do Vale do Paraíba e do estado de São Paulo. O corpo de jurados, composto por especialistas, premiará os melhores filmes em categorias como Melhor Roteiro, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Filme Nacional, Melhor Filme Regional, Melhor Trilha Sonora e Melhor Curta-Metragem com troféus e premiações.
Além disso, o Festival homenageará em suas edições ícones do cinema independente com o Troféu Jeca Tatu, destinado nesta primeira edição a Amácio Mazzaropi e Elpídio dos Santos, figuras centrais no fortalecimento e na difusão do cinema fora dos grandes estúdios.
O evento reforça a importância da cultura local e se posiciona como um ponto de encontro para cineastas, críticos e apreciadores do cinema independente, consolidando Canas como um novo polo cultural no interior paulista.
A realização do Festival é uma produção da Vilarejo Arte & Filmes, em parceria com a Secretaria de Cultura e Indústria Criativa do Estado de São Paulo, a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), a Prefeitura de Canas e a Secretaria de Cultura Municipal. O evento também conta com o apoio cultural do Rancho Gastronomia e Cultura e da Rota 68, do produtor cultural Rogério do Rancho.